
Acessibilidade_to_de_olho
Projeto Praia Acessível no Ceará tem serviços diários e funcionamento ampliado até janeiro
Iniciativa promove banhos de mar para pessoas com deficiência desde abril de 2016.

Projeto Praia Acessível facilita banho de mar para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência física — Foto: Helene Santos/SVM
O serviço Praia Acessível, que facilita o banho de mar e a locomoção na praia para pessoas deficiência ou mobilidade reduzida, terá funcionamento diário para a temporada de férias, até 30 de janeiro. Neste sábado (7), Raimunda de Oliveira, 77, teve a primeira experiência na imensidão azul após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que a deixou com o lado esquerdo do corpo paralisado.
Mara, filha de Raimunda, comemora a oportunidade e a vê como libertadora. “A pessoa com deficiência sempre tem limitações, hoje é o primeiro dia e ela está adorando a ideia, porque ela nasceu numa praia então é um presente”, conta.
Com a temporada de férias, o projeto, iniciativa do Governo do Estado do Ceará em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, recebeu novos equipamentos e passou por reformulação dos que já são utilizados.
Oportunidade

Praia Acessível terá serviços diários durante o período de alta estação — Foto: Helene Santos/SVM
Aos 78 anos, Francisco Eduardo Rodrigues espera ansiosamente os fins de semana para aproveitar o banho de mar com a equipe do Praia Acessível. “Tu acha que eu vim as três vezes porque eu não gostei?”, reforça.
Seu Francisco é cadeirante há sete anos, pois precisou amputar parte dos membros inferiores por complicações de doença. Acompanhado da filha, Débora Costa, não esconde a animação para o mergulho.
Os irmãos gêmeos Marcelo e Sara Rocha, assim como Francisco, são participantes assíduos da ação, “viraram até mascote”, brinca a mãe dos dois, Sônia Rocha. Os dois tiveram paralisia cerebral quando ainda eram bebês.

Em quatro anos, projeto fez mais de 6,5 mil atendimentos — Foto: Helene Santos/SVM