• Acessibilidade_to_de_olho

Projeto Praia Acessível no Ceará tem serviços diários e funcionamento ampliado até janeiro

Iniciativa promove banhos de mar para pessoas com deficiência desde abril de 2016.


Projeto Praia Acessível facilita banho de mar para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência física — Foto: Helene Santos/SVM



O serviço Praia Acessível, que facilita o banho de mar e a locomoção na praia para pessoas deficiência ou mobilidade reduzida, terá funcionamento diário para a temporada de férias, até 30 de janeiro. Neste sábado (7), Raimunda de Oliveira, 77, teve a primeira experiência na imensidão azul após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que a deixou com o lado esquerdo do corpo paralisado.

Mara, filha de Raimunda, comemora a oportunidade e a vê como libertadora. “A pessoa com deficiência sempre tem limitações, hoje é o primeiro dia e ela está adorando a ideia, porque ela nasceu numa praia então é um presente”, conta.

Com a temporada de férias, o projeto, iniciativa do Governo do Estado do Ceará em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, recebeu novos equipamentos e passou por reformulação dos que já são utilizados.


Oportunidade


Praia Acessível terá serviços diários durante o período de alta estação — Foto: Helene Santos/SVM


Aos 78 anos, Francisco Eduardo Rodrigues espera ansiosamente os fins de semana para aproveitar o banho de mar com a equipe do Praia Acessível. “Tu acha que eu vim as três vezes porque eu não gostei?”, reforça.

Seu Francisco é cadeirante há sete anos, pois precisou amputar parte dos membros inferiores por complicações de doença. Acompanhado da filha, Débora Costa, não esconde a animação para o mergulho.


Os irmãos gêmeos Marcelo e Sara Rocha, assim como Francisco, são participantes assíduos da ação, “viraram até mascote”, brinca a mãe dos dois, Sônia Rocha. Os dois tiveram paralisia cerebral quando ainda eram bebês.


Em quatro anos, projeto fez mais de 6,5 mil atendimentos — Foto: Helene Santos/SVM


Aos 13 anos, ambos tiveram a função motora comprometida e Marcelo anda com o auxílio de um andador, enquanto Sara precisa de cadeira de rodas para se locomover.

Apesar das dificuldades, os dois celebram a oportunidade e, para a mãe, o momento é muito importante. “Eu costumo dizer que o lazer não é só para eles, é para quem cuida também, é muito estressante cuidar no dia a dia, é sofrido”, desabafa.


Como reconhecimento, o projeto ganhou o Prêmio Nacional do Turismo 2019 do Ministério do Turismo como melhor projeto de turismo social do Brasil. Desde o ano de implantação, 6531 atendimentos foram realizados e a expectativa da equipe é de que sejam feitos mais 7000 até o fim de dezembro.


Serviço


- Funcionamento do projeto nas férias


- Período: até 30 de janeiro, com exceção do feriado de Natal (24 e 25) e réveillon (30 e 1º).


- Horário: das 9h às 13h

- Local: Fortaleza - em frente ao Hotel Sonata, na Praia de Iracema (ao lado do Aterrinho); Cumbuco - Rua do Lagoa do Parnamirizinho, nº 473 (ao lado da Barraca Cumbuco Beach / em frente ao Posto Shell)


Fonte:g1.globo.com/ce/ceara/

24 visualizações
FIOROTI%2520TAJIRI%2520LOGOTIPO%2520A%25
Sou a Ketly Vieira!

Influenciadora digital cadeirante viajante.

Recentemente decidi compartilhar com vocês minhas aventuras e assim nasce esse Blog.

Acessibilidade tô de Olho

 

ENTRE EM CONTATO

© 2019  Produzido e criado por agenciamilano.com